-
Arquitetos: BOONDESIGN, T.R.O.P : terrains + open space
- Área: 420 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:W Workspace, Funkatonik BK
-
Fabricantes: Blue-Brick, Rainbird, Ratchada marble, S.Napa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa projetada para um paisagista, sua esposa e seu filho pequeno. Como paisagista o cliente desejava viver em "uma casa com vários pátios". A parir disso o projeto foi concebido de modo a atenuar as condições climáticas extremas da Tailândia. Um série de planos paralelos foram dispostos no sentido leste-oeste, sólidas paredes brancas que bloqueiam o forte sol da tarde. Os ambientes então foram acomodados entre essas lâminas. Amplas aberturas de vidro proporcionam vistas para ambos jardins a partir de cada um dos quartos. A casa conta com dois pavimentos e meio e um pé direito duplo na sala de estar e jantar. Dois escritórios foram criados para o casal na parte de cima do quarto de hóspedes e do banheiro principal. Outros dois quartos estão acomodados acima deste amplo espaço de uso comum com pé-direito generoso. No primeiro pavimento entre a sala de estar e o banheiro, o pátio em forma de "V" foi estrategicamente concebido para favorecer a iluminação natural dos espaços interiores.
O jardim foi projetado não apenas para potencializar a linguagem arquitetônica, mas como forma de exaltar as características do clima local. O pátio leste em frente ao estacionamento cria uma acolhedora área para receber os visitantes. A partir deste jardim, os moradores podem apreciar o nascer do sol todas as manhãs e também o nascer da lua em algumas noites especiais. Ao fundo deste pátio encontram-se localizadas as áreas de apoio, a cozinha e área de serviço, separadas do volume principal da casa, mas ainda assim, conectadas através deste pátio coberto. A mata na porção oeste do terreno ajuda a filtrar a luz solar do fim de tarde. As grandes copas das árvores fornecem sombra para que os moradores possam usufruir do ar fresco ao entardecer, apreciando o pôr do sol de todos os dias. Uma série de decks de madeira foram projetados para contrapor a linguagem arquitetônica da casa, permitindo que as atividades fluam através dos espaços interiores e exteriores. Uma piscina em forma de 'L' define os limites do espaço construído em meio a esta grande área verde.
Conceitualmente, os pátios foram concebidos de forma a conectar a arquitetura e a paisagem. Os planos brancos funcionam como grandes telas que refletem a luz solar e a copa das árvores criando padrões dinâmicos de luz e sombra ao longo do dia. Além de permitir que a casa se expanda infinitamente para o exterior, os pátios também colaboram efetivamente com a ventilação natural da casa. Basicamente, a 'Residence Rabbits' foi projetada para as condições climáticas do Sudeste Asiático. Juntos, a arquitetura e a paisagem criam um micro-clima agradável para que seus moradores e convidados possam usufruir a vida ao ar livre em plena cidade de Bangkok.